O My Trace Table é uma aplicação web desenvolvida para auxiliar estudantes de programação na prática e compreensão de algoritmos através de testes de mesa e é ideal para quem está começando a aprender a programar. Ela transforma o tradicional teste de mesa, feito em papel e caneta, em uma experiência digital interativa e educacional, permitindo que o aluno valide seu raciocínio em tempo real.

O que são Testes de Mesa?

O teste de mesa, também conhecido como trace table, é uma técnica fundamental no desenvolvimento de software para simular a execução de um algoritmo passo a passo. O objetivo é acompanhar o valor de cada variável, linha por linha, para verificar a lógica do código, identificar erros (bugs) e entender exatamente como o programa se comporta. É uma ferramenta poderosa para fortalecer o raciocínio lógico antes mesmo de executar o código em um computador.

Como o My Trace Table Funciona?

A plataforma foi pensada para funcionar da seguinte forma:

  1. Encontrando seu Desafio: Ao entrar no sistema, você tem duas opções para começar:
    • Escolher um Professor: Você pode navegar por uma lista de professores cadastrados e selecionar um para visualizar os temas e exercícios que ele preparou.
    • Buscar por um Tema: Se já tiver um código específico de um tema, você pode inseri-lo para navegar direto aos exercícios correspondentes.
  2. A Tela do Exercício: Ao selecionar um exercício, você encontrará uma interface intuitiva e organizada: de um lado, a imagem do algoritmo (o código que você precisa analisar); do outro, a tabela já estruturada que possui:
    • O número correto de linhas necessárias para resolver o teste.
    • As colunas para cada uma das variáveis do algoritmo.
    • A tabela inclui colunas de controle à esquerda para ajudar a estruturar o raciocínio. Essas colunas podem ser “Linha” e/ou “Passo”, conforme a configuração que o professor tiver escolhido:
      • Coluna “Linha”: Neste espaço, (caso não tenha sido pré-preenchido) você deve indicar o número da linha do código que está sendo executada. É fundamental para acompanhar laços de repetição (como while ou for) por exemplo, onde o fluxo de execução volta para linhas anteriores.
      • Coluna “Passo”: Esta coluna, quando presente, já vem preenchida com uma sequência numérica simples (1, 2, 3…). Ela serve como um contador que acompanha cada ação que o algoritmo realiza, ajudando a estruturar sua análise de forma ordenada, etapa por etapa. Em resumo, define a quantidade de passos que o teste de mesa vai ter.
  3. Preenchendo a Tabela (Mão na Massa): Sua tarefa é simular a execução do código, preenchendo as células da tabela com os valores corretos das variáveis a cada etapa, exatamente como faria no papel. Ao terminar um exercício você pode solicitar a correção e pode também usar as setas de navegação laterais para avançar ou retroceder para outros exercícios do mesmo tema, sem precisar voltar ao menu.
  4. O Feedback Instantâneo: Esta é a grande vantagem do My Trace Table! Ao submeter sua tabela preenchida para correção, o sistema realiza a correção automática e fornece um feedback visual e imediato diretamente nas células:
    • Célula Verde: Parabéns, você acertou!
    • Célula Amarela: Atenção, erro de tipo! Você inseriu um tipo de dado incorreto (por exemplo, um texto onde deveria ser um número).
    • Célula Vermelha: Quase lá, erro de valor! O tipo de dado está certo, mas o valor previsto para aquela etapa da execução está incorreto.

Esse sistema de cores promove uma aprendizagem mais visual e permite que você identifique rapidamente onde errou, entenda a lógica por trás do erro e aprimore seu raciocínio algorítmico de forma interativa.

Seguem abaixo algumas capturas de telas que ilustram o funcionamento do My Trace Table:

Captura de tela da Página Inicial
Captura de tela da funcionalidade Buscar Tema por Código
Captura de tela da tela Selecionar Exercícios
Captura de tela da tela Selecionar Exercício
Captura de tela da tabela preenchida corrigida com erros
Captura de tela da tabela corrigida com acerto total

Como Acessar a Plataforma:

Acesse o link https://mytracetable.a4s.dev.br ou clique no botão abaixo:

Contribua com o Projeto

Pedimos que você contribua com nosso projeto fornecendo sua opinião através do formulário:

Formulário

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Repositórios de Código:

Acesse o código-fonte do projeto em nossos repositórios no GitHub.

Repositórios

Repositório do front-end do My Trace Table

Repositório da API do My Trace Table

Desenvolvedores e Idealizadores:

O My Trace Table é uma aplicação desenvolvida como parte do projeto Apps4Society, sob a coordenação da professora Ayla Dantas Rebouças.

A concepção da ferramenta surgiu a partir do projeto de TCC de Diego Tavares, que idealizou uma plataforma interativa para facilitar o aprendizado e a prática de testes de mesa. A ideia também se inspira em outros trabalhos acadêmicos como o de Josinaldo da Silva e Pedro Gomes, orientados pela professora Ayla Dantas Rebouças e baseados em atividades da professora Vanessa Dantas.

O desenvolvimento da aplicação na vigência 2024-2025 foi conduzido pelos estudantes Ronyelison Abreu do curso de Licenciatura em Ciência da Computação e Anna Gabriela e José Elksandro do curso de Sistemas de Informação.

TCCs idealizadores do My Trace Table

TCC de Diego Tavares

TCC de Josinaldo da Silva

TCC de Pedro Gomes

Desenvolvedores e Idealizadores

Ayla Rebouças – Linkedin

Vanessa Dantas – Linkedin

Anna Gabriela – Linkedin

José Elksandro – Linkedin

Ronyelison Abreu – Linkedin

Diego Tavares – Linkedin

Pedro Gomes – Linkedin

Josinaldo Silva

Versões Anteriores

Versão inicial do My Trace Table