O nosso país vivenciou um crescimento exponencial no número de dispositivos móveis na última década, isso possibilitou que várias famílias pudessem ter acesso a smartphones e tablets. Vendo essa possibilidade, foi criado um objeto de aprendizagem que facilita no aprendizado do alfabeto utilizando imagens, sons e tendo como desafio um jogo bem conhecido por várias pessoas, que é baseado no “Jogo da Forca”. Este objeto de aprendizagem foi desenvolvido em duas versões. Uma delas é um aplicativo para dispositivos móveis que utilizem o sistema Android e está sendo chamado Jogo da Forca – AppAlpha. A outra versão é um sistema web e sugerimos que use essa versão, que pode ser acessada pelo endereço: https://appalpha.a4s.dev.br ou clicando no botão abaixo:
Por favor, contribua com nosso projeto fornecendo sua opinião através do formulário:
Formulário do AppAlpha Web: Acesse aqui
A seguir estão as imagens de todas as telas do AppAlpha e um vídeo explicando o funcionamento
Versão Web





Se quiser testar nosso aplicativo (versão anterior do sistema): baixe a ultima versão aqui
Observação: você pode utilizar a versão web mesmo no seu dispositivo móvel
Para avaliar o aplicativo, utilize o formulário do Aplicativo AppAlpha: Acesse aqui
Aplicativo





Versões do aplicativo para Download:
Versão disponível na Google Play (v1.0.5 – 21 de dez. de 2023)
v1.0.4 de 30 de julho de 2023
Versão disponível na Google Play (v 1.0 – 25 de outubro de 2020)
v0.1 de 21 de março de 2019
v0.2 de 5 de abril de 2019
Repositório do código fonte do aplicativo: Link para o Github
Repositório do código fonte da versão web: Link para o Github
Desenvolvedores:
Ana Paula de Lima – Github | Linkedin
Emerson Ruan Dantas Silva- Github | Linkedin
Júlio Verne da Silva Rodrigues – Github | Linkedin
José Elksandro do Nascimento Silva – Github | Linkedin
Publicação Resultante do Trabalho:
DANTAS, EMERSON ; BORGES, ANA PAULA DE L. ; DANTAS, AYLA . Avaliando a Utilização do Aplicativo AppAlpha no Processo de Alfabetização de Adultos. In: IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+e), 2019, Recife – PE. Anais do Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+e), 2019. p. 232.